A vida moderna tem seu preço. Ou seja, estamos constantemente submetidos a uma enorme gama de agentes estressantes: as cobranças no trabalho, os relacionamentos pessoais, o trânsito caótico e as contas para pagar. Isso tudo gera o que chamamos de doenças do século: Ansiedade e Depressão. Portanto identificar sintomas de ansiedade e depressão se torna algo cada vez mais importante.
O que é depressão?
A depressão é uma doença, onde a tristeza pode ser um de seus efeitos. Além disso, vem sempre acompanhada por outros sintomas, como:
- Presença constante de pensamentos negativos;
- Sentimentos de culpa;
- Sensação de inutilidade;
- Baixa autoestima;
- Tristeza;
- Diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas.
O que é ansiedade?
A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer.
- Preocupações, tensões ou medos exagerados, sem a capacidade de relaxar;
- Sensação contínua de que algo ruim vai acontecer;
- Medo extremo de algum objeto ou situação;
- Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- Falta de controle sobre os pensamentos ou atitudes;
- Pavor depois de uma situação muito difícil.
Como prevenir os sintomas?
- Pratique atividades físicas, ao movimentar o seu corpo por, pelo menos, 20 minutos ao dia, você estimula a produção e liberação dos “hormônios da felicidade”: Endorfina, Dopamina e Serotonina.
- Saia com os amigos, não é preciso marcar programas todos os finais de semana. Além disso, saídas ocasionais com amigos são o suficiente para aliviar o mau humor e desânimo.
- Meditação, a meditação é uma prática que reduz a ansiedade e combate pensamentos negativos. Da mesma forma que a depressão desencadeia muitos sentimentos e devaneios desagradáveis, meditar ajuda a limpar a mente do indesejável.
No entanto, se mesmo adquirindo boas práticas, como identificar sintomas de ansiedade e depressão, você ainda se sentir desconfortável com os sintomas, não deixe de procurar a ajuda de um psicólogo. Em suma, ele poderá te ajudar a criar novas ferramentas de controle e te ajudar a viver muito melhor.