como identificar sintomas de ansiedade e depressão

Saiba como identificar sintomas de ansiedade e depressão

A vida moderna tem seu preço. Ou seja, estamos constantemente submetidos a uma enorme gama de agentes estressantes: as cobranças no trabalho, os relacionamentos pessoais, o trânsito caótico e as contas para pagar. Isso tudo gera o que chamamos de doenças do século: Ansiedade e Depressão. Portanto identificar sintomas de ansiedade e depressão se torna algo cada vez mais importante.

O que é depressão?

A depressão é uma doença, onde a tristeza pode ser um de seus efeitos. Além disso, vem sempre acompanhada por outros sintomas, como:

• Presença constante de pensamentos negativos;
  • Sentimentos de culpa;
  • Sensação de inutilidade;
  • Baixa autoestima;
  • Tristeza;
  • Diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas.

O que é ansiedade?

A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer.

• Preocupações, tensões ou medos exagerados, sem a capacidade de relaxar;
  • Sensação contínua de que algo ruim vai acontecer;
  • Medo extremo de algum objeto ou situação;
  • Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
  • Falta de controle sobre os pensamentos ou atitudes;
  • Pavor depois de uma situação muito difícil.

Como prevenir os sintomas?

1. Pratique atividades físicas, ao movimentar o seu corpo por, pelo menos, 20 minutos ao dia, você estimula a produção e liberação dos “hormônios da felicidade”: Endorfina, Dopamina e Serotonina.
  2. Saia com os amigos, não é preciso marcar programas todos os finais de semana. Além disso, saídas ocasionais com amigos são o suficiente para aliviar o mau humor e desânimo.
  3. Meditação, a meditação é uma prática que reduz a ansiedade e combate pensamentos negativos. Da mesma forma que a depressão desencadeia muitos sentimentos e devaneios desagradáveis, meditar ajuda a limpar a mente do indesejável.

No entanto, se mesmo adquirindo boas práticas, como identificar sintomas de ansiedade e depressão, você ainda se sentir desconfortável com os sintomas, não deixe de procurar a ajuda de um psicólogo. Em suma, ele poderá te ajudar a criar novas ferramentas de controle e te ajudar a viver muito melhor.