ansiedade

Saiba quais sinais indicam que você está sofrendo de ansiedade

Você sabe reconhecer os sinais de ansiedade? Mal estar, ficar rolando na cama sem conseguir dormir ou sentir que o coração vai sair pela boca são alguns sinais. Acompanhe o texto e conheça outros sintomas físicos e psicológicos.

A ansiedade é uma reação natural que afeta todos os seres humanos em algum momento. No entanto, é possível observar que ultimamente esse problema tem sido muito intenso e frequente, afetando negativamente a vida das pessoas que convivem com esse sentimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o brasileiro é o povo mais ansioso do mundo. Em síntese, mais de 9% da população sofre de transtorno de ansiedade em nosso país, além de termos uma das maiores taxas de depressão.

Principais sintomas

A ansiedade possui sintomas similares ao medo. Além disso, esses sintomas podem ser divididos em dois grupos: físicos ou psicológicos.

Sintomas físicos

• Respiração ofegante e falta de ar;
  • Palpitações e dores no peito;
  • Fala acelerada;
  • Sensação de tremor e vontade de roer as unhas;
  • Agitação de pernas e braços;
  • Tensão muscular;
  • Tontura e sensação de desmaio;
  • Enjoo e vômitos;
  • Irritabilidade;
  • Enxaquecas;
  • Boca seca e hipersensibilidade de paladar;
  • Insônia.

Sintomas psicológicos

• Preocupação excessiva;
  • Dificuldade de concentração;
  • Nervosismo;
  • Medo constante;
  • Sensação de que vai perder o controle ou de que algo ruim vai acontecer;
  • Desequilíbrio dos pensamentos.

Como controlar a ansiedade?

Em suma, muitas das vezes não sabemos como reagir aos sintomas de ansiedade e eles podem acabar se agravando ao longo do tempo. No entanto, existem algumas atitudes que você pode tomar para reduzir essa sensação ruim.

Uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos são grandes aliados para controlar a ansiedade. A ajuda profissional é essencial para que você possa entender melhor o que está acontecendo e quais são as melhores formas de tratamento. A terapia é a sua melhor aliada na hora de diminuir e tratar a sua ansiedade. Por isso, não deixe de procurar apoio psicológico. Em outras palavras, ele é fundamental para o seu bem-estar.

A Clínica Santa Maria conta com a Dra. Adelani Gonçalves Lopes Moreira para lhe atender na área de psicologia.