As mulheres se preocupam e cuidam mais da saúde, quando comparadas aos homens. Veja a seguir algumas dicas do dia a dia que podem ajudar a prevenir as principais doenças ginecológicas.
O organismo feminino com toda a sua preparação para a gestação já exige cuidados extras na prevenção de doenças ginecológicas. A expectativa de vida das mulheres (79 anos) é maior que a dos homens (72), justamente por se preocuparem mais com a saúde. Essa medida faz com que elas, além de procurarem mais vezes especialistas, adotem medidas preventivas.
A vagina é um local propenso à proliferação de micro-organismos que podem acabar causando doenças e infecções. A recomendação geral é que as mulheres visitem, após a primeira menstruação, um ginecologista pelo menos uma vez ao ano para fazer exames de rotina e preventivos.
A higiene deve estar sempre em primeiro lugar!
Toda mulher sabe que a higiene é algo básico, mas é sempre bom lembrar alguns pontos importantes: troque o absorvente a cada 6 horas para não ter acúmulos de bactérias.
Fique atenta aos sabonetes íntimos, eles podem ajudar a controlar odores, mas se usados com frequência podem diminuir os anticorpos naturais deixando a região desprotegida.
Cuidado com produtos.
Assim como você usa produtos específicos para o seu tipo de cabelo e pele para cuidar e melhorar a aparência, existem alguns produtos específicos para região íntima da mulher. Lembre-se! É preciso sempre consultar um especialista antes de fazer o uso de qualquer produto ou medicamento. Algumas mulheres podem ter intolerância aos componentes. Além disso, existem alguns com cheiro, que neutralizam o Ph, com lubrificante por exemplo.
Sexo seguro.
Existem diversos métodos contraceptivos para evitar uma gravidez indesejada, mas o único método que evita o contágio das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) é a camisinha. Não importa se ela é feminina ou masculina, ela não deve ser esquecida na hora da relação sexual.
Atenção redobrada no verão.
Sol, calor, praia e piscina são palavras que combinam muito bem com o verão, mas junto com essa época também vem a maior incidência de infecções vaginais devido à umidade. A dica é: não ficar muito tempo com o biquíni molhado ou com roupas sintéticas que atrapalhem a ventilação da região. Além disso, ficar com roupas molhadas só aumenta a chance da proliferação de fungos e bactérias.
Outras dicas que ajudam a evitar problemas ginecológicos são:
– Evite o uso de roupas muito apertadas como calças jeans e leggings por longos períodos;
– Se possível durma sem calcinha;
– Apare os pelos pubianos para facilitar a melhor higienização;
– Faça sempre uma boa higienização íntima após relações sexuais;
– Não exagere no uso de produtos de limpezas na lavagem das roupas íntimas;
– Não deixe calcinhas secarem no box do banheiro;
– Não compartilhe peças íntimas como calcinhas e toalhas.
Em primeiro lugar é preciso sempre fazer visitas regulares a um especialista. Em segundo lugar, toda mulher deve ficar atenta aos sinais que o corpo apresenta. Cuide da sua saúde e mantenha uma vida mais segura.