Saúde Feminina e Prevenção do Câncer de Colo do Útero

Março Lilás é um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer do colo do útero, mas devemos falar disso o ano todo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa é a quarta maior causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Durante todo o mês, diversas instituições de saúde pública e privada promovem campanhas para conscientizar a população feminina sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção da doença.

O câncer do colo do útero é causado pelo vírus do HPV (Papilomavírus Humano), isto é, uma das mais comuns infecções sexualmente transmissíveis. Quando a infecção provoca alterações celulares, as chances do desenvolvimento do câncer do colo do útero aumentam. Além da infecção pelo vírus, outros fatores, como diversas DSTs, o tabagismo, e um maior número de gestações podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer.

Os sintomas podem não surgir na fase inicial da doença, mas em estágio mais avançado. Alguns sinais podem indicar a presença da doença, como dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários, sangramento vaginal, secreções vaginais anormais, menstruação irregular, fadiga, perda de peso sem motivo aparente e náuseas.

A principal forma de prevenção é através do exame preventivo papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero, evidenciando a ocorrência de alguma infecção ou variação nesses tecidos. Este exame é simples, e deve ser realizado por todas as mulheres com idade acima de 25 anos que possuem vida sexual ativa, em intervalos de três anos. Quando a mulher possui fatores de risco para a doença, pode ser solicitado um intervalo menor entre um exame e outro.

Além dos exames, a vacina contra o vírus HPV pode ser uma forma de prevenção, mas que não dispensa a necessidade dos exames, pois não protege a mulher de todos os tipos de vírus do HPV. O uso de preservativos também é uma medida preventiva contra esse tipo de vírus, combatendo paralelamente outras doenças sexualmente transmissíveis.

A Clínica Santa Maria oferece atendimento multidisciplinar e é uma excelente uma opção para realização de exames e tratamento do câncer do colo do útero. Cuide da sua saúde feminina e agende uma consulta.

Compartilhe esse artigo nas suas redes e ajude a salvar vidas!