Sete doenças causadas por fungos

A natureza conta com vários tipos de fungos, uma forma de vida muito comum. No entanto existem aqueles que se alimentam de matéria em decomposição, alimentos e organismos vivos e, nesse cenário, entram também os seres humanos. Esse tipo de fungo é extremamente prejudicial à saúde, já que podem causar diferentes tipos de doenças e dois tipos de infecções: sistêmicas e superficiais. Essas infecções são contagiosas e podem ser transmitidas através de algum contato direto com uma pessoa que esteja infectada ou, mais raramente, através de roupas ou pelo próprio ambiente. Separamos as sete principais doenças causadas por fungos.

1. Onicomicose

É uma infecção fúngica das unhas, e pode ser considerada uma doença bem difícil de tratar. A maioria das pessoas que têm onicomicose não procuram tratamento, e talvez nem sequer tenham conhecimento da infecção. Há três grupos de fungos que causam essa complicação. São eles as leveduras (fungos como o Trichophyton rubrum), os dermatófitos (fungos como o Candida albicans) e os não dermatófitos (como o Microascus brevicaulis). A onicomicose é considerada uma infecção patogênica, principalmente em pessoas que possuem o sistema imunológico fragilizado e, em muitos desses casos, pode ser fatal.

2. Candidíase

Tem esse nome por que é causada por diferentes espécies de leveduras da família Candida, e é muito comum nos seres humanos, já que muitas delas vivem pacificamente em nossos corpos. Estão presentes em superfícies úmidas, como na boca, intestino e até mesmo no órgão reprodutor feminino, podendo causar infecção vaginal. As infecções que ocorrem na boca ou na garganta se desencadeiam quando a levedura invade a corrente sanguínea e se espalha por diversas áreas do corpo. A candidíase também pode ser fatal em casos de pessoas que possuem o sistema imunológico fraco.

3. Rinossinusite

Ocorre devido a infecção do fungo aspergillus. As pessoas infectadas geralmente apresentam sintomas como narizes congestionados, perda do olfato, sinusites de repetição e pólipos nasais. É uma infecção difícil de se tratar podendo se prolongar por um longo tempo. Os tratamentos mais eficientes são as cirurgias endoscópicas ou abertas.

4. Histoplasmose

Causador da histoplasmose, o Histoplasma capsulatum é um fungo encontrado geralmente no solo. Ele é estimulado pela presença de excrementos de morcegos e pássaros, por isso é facilmente encontrado em cavernas e ninhos de aves. Algumas pessoas que entram em contato com o fungo não ficam doentes, mas outras, após infectadas com o histoplasma, apresentam doenças respiratórias, tosse seca, febre, perda de apetite, dores musculares e no peito. Em raros casos, as doenças respiratórias podem se tornar doenças crônicas e causar danos nos pulmões ao longo do tempo. Em outros casos, o fungo também pode entrar na corrente sanguínea e assim afetar outros órgãos.

5. Aspergilose e sinusite fúngica

O aspergillus é um gênero de fungo muito comum, que geralmente é encontrado no solo e em vegetações, pois são importantes decompositores de alimentos. Também é bastante encontrado no ar, e seus esporos flutuam e podem ser facilmente inalados. Na maioria das pessoas os esporos dos fungos são inofensivos, mas a infecção invasiva ocorre geralmente em pacientes com câncer, HIV positivo ou pacientes transplantados de medula óssea. Nesses casos, a aspergilose pode vir a infectar o pulmão, o que desencadeia uma sinusite fúngica. Esse tipo de sinusite é capaz de provocar congestão nasal, dor de cabeça crônica e desconforto no rosto. Para que o problema não se agrave o tratamento necessário é a drenagem cirúrgica, que costuma ser bastante eficiente. Alguns medicamentos antifúngicos também podem ajudar a resolver o problema.

6. Meningite fúngica

Esse tipo de meningite está entre as infecções oportunistas que mais ameaçam a vida de pacientes com HIV positivo, mas também costuma atacar pessoas com o sistema imunológico normalizado. Ela é capaz de provocar inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Os causadores da meningite são os fungos do tipo cryptococcus, que são encontrados no mundo inteiro. Sua transmissão ocorre devido a inalação de pequenas células fúngicas espalhadas pelo ar. Já seus sintomas costumam divergir entre as pessoas, mas no geral incluem dores de cabeça, sonolência e confusão.

7. Pneumocistose

Causada pelo fungo unicelular Pneumocystis jirovecii, a pneumocistose é uma infecção oportunista. Ela pode provocar em pessoas saudáveis tosse seca, progredindo para problemas respiratórios mais graves. Em pacientes com AIDS o fungo tende a ser pior. Pode levar a problemas mais sérios como perda de peso, mal-estar, diarreia, tosse seca, falta de ar e febre, por exemplo. Há também outros perfis que também são bastante suscetíveis a tal infecção. Esses são dados por crianças que sofrem de desnutrição, com deficiências imunológicas primárias, pacientes com câncer e pacientes transplantados.