Setembro Amarelo – Depressão é coisa séria, cuide da sua saúde mental!

Quando falamos em Setembro Amarelo automaticamente identificamos a importância do tratamento psicológico e psiquiátrico adequado. Também devemos considerar como a saúde mental afeta nossa saúde física, nos impossibilitando de viver da forma que merecemos.

Muito além de um risco psicológico, a depressão é um importante fator de risco para outras doenças. Pessoas com casos graves de depressão têm taxas mais altas de morte por complicações em diversas áreas da saúde. O abuso de álcool gerado pela depressão, por exemplo, contribui para doenças cardíacas e danos ao fígado.

Não há ambiguidade no tratamento da depressão com terapia e acompanhamento psiquiátrico combinados. Através da união dos dois, os antidepressivos, medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas da depressão, podem ser prescritos para melhora na qualidade de vida e na sua saúde mental.

Tratar os sintomas da depressão previne efetivamente o risco de complicações na saúde mental e física. Mudanças positivas no estilo de vida também contribuem para o sucesso do tratamento.

Pacientes que seguem uma dieta saudável combinada com exercícios físicos podem reduzir os efeitos da depressão. Isso porque durante a prática de exercício físicos o organismo libera vários hormônios e neurotransmissores, dentre eles a serotonina, endorfina e a dopamina, responsáveis pela nossa felicidade.

Está passando por um momento difícil? Venha fazer uma avaliação psicológica na Clínica Santa Maria. Sua saúde mental importa!
Se você gostou desse texto, compartilhe nas redes sociais e ajude a cuidar da saúde mental de outras pessoas.