Sintomas do câncer colorretal: você sabe quais são?

O tumor de intestino, ou câncer colorretal, vem afetando cada vez mais pessoas. Você sabe identificar os principais sintomas?

O câncer colorretal afeta homens e mulheres, e cada vez mais tem sido diagnosticado em pessoas mais jovens. Mas existem algumas formas de prevenção desse tipo de câncer: manter uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras e pobre em açúcar e gordura: não fumar; não consumir bebidas alcoólicas em excesso; fazer atividade física pelo menos cinco vezes por semana.

Em primeiro lugar, o diagnóstico precoce é a melhor forma para se obter a cura da doença.  Em segundo lugar, se detectado no início, as chances de cura podem chegar a mais de 90%.

Os sintomas apresentados pelo paciente variam, entre eles:

– Presença de sangue nas fezes

– Diarreia ou prisão de ventre

– Sensação de que o intestino não é completamente esvaziado

– Dor abdominal tipo cólica

– Sensação de inchaço abdominal

– Cansaço e fadiga

– Perda de peso sem um motivo específico

Infelizmente muitas vezes quando o tumor ainda é inicial, ele pode não gerar nenhum sintoma para o paciente, o que consequentemente faz com que o mesmo não busque ajuda médica.

Por tal motivo, hoje em dia já existe a recomendação formal de que todas as pessoas acima de 50 anos devem realizar a colonoscopia, exame que consegue realizar o diagnóstico da doença na sua fase inicial e consequentemente aumentar as chances de sucesso do tratamento.

Além disso, é importante manter o acompanhamento médico regular e ter um estilo de vida saudável a fim de se buscar a prevenção deste tipo de câncer .