Saiba mais sobre o melasma, uma condição que se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras na pele e geram bastante incômodo entre os pacientes.
O melasma é uma condição crônica que se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras nos braços, colo, pescoço e principalmente na face. Podem aparecer em mulheres e homens, mas ocorre com mais frequência nas mulheres, especialmente nas de pele mais morena e em idade reprodutiva.
Não existe uma causa definida para o surgimento das manchas, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.
Tipos de melasma
Tomando como base a distribuição de melanina na mancha escurecida, o melasma pode ser classificado nos seguintes tipos:
- Epidérmico: quando o depósito de melanina se concentra na epiderme, camada protetora e superficial da pele que fica em contato direto com o mundo exterior;
- Dérmico: quando a mancha de melanina atinge a derme, camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme e composta por diversos tecidos com diferentes funções;
- Misto: quando o depósito de melanina afeta tanto a derme quanto a epiderme.
Quando as manchas surgem por conta de gravidez ou tratamento com hormônios, elas podem desaparecer após o parto ou ao final do tratamento. No entanto, na maioria dos casos, as lesões são persistentes.
Tratamento
A principal maneira de prevenir o aparecimento do melasma é utilizando o protetor solar. Além disso, o tratamento inclui vários outros agentes, como o uso de medicamentos tópicos, procedimentos em consultório, peeling e laser. Esses procedimentos devem ser feitos por médicos dermatologistas e precisam ser divididos em várias sessões, sempre evitando agredir demais a pele, pois procedimentos agressivos podem causar inflamação excessiva, gerando novas manchas.
A Clínica Santa Maria conta com as Dras. Viviane Mansur, Nathália Bastos e Karine Frazão para atender você na área de dermatologia.