Você é do tipo que adora comprar produtinhos e tem gavetas e mais gavetas repletas de maquiagens? Pois saiba que é muito importante ficar atenta à validade das makes para não correr riscos.
Que atire a primeira pedra quem não possui na nécessaire uma maquiagem que ama e que foi comprada há anos. Afinal, a verdade é que toda mulher tem aquela make que guarda com muito carinho há muito tempo e que não consegue desapegar de jeito nenhum. Mas nós temos uma notícia não tão boa para te dar: maquiagem tem validade e ela deve ser respeitada!
Depois de abertos, os cosméticos ficam suscetíveis à entrada de bactérias que podem ser muito prejudiciais à pele, favorecendo o aparecimento de acne e alergias. Em casos extremos, a make vencida pode levar até a infecções. Além disso, passado o prazo de validade, os produtos podem perder a estabilidade cosmética e sofrer alterações de odor, cor ou textura.
Como as marcas informam sobre a validade das makes?
As marcas têm duas formas de informar sobre a validade dos seus produtos. Elas podem escrever direto na embalagem a data exata de validade do produto (contada a partir da data de fabricação), ou podem informar o prazo de vida útil do produto (contado a partir do momento em que o mesmo for aberto), como normalmente fazem as marcas importadas.
Mas, afinal, de quanto em quanto tempo esses produtos realmente precisam ser trocados? Listamos tudinho para você. Confira abaixo!
- Delineador – 6 meses
- Máscara de cílios – 6 meses
- Gloss – 6 meses
- Lápis de olho – 1 ano
- Pó compacto, blushes e iluminadores – 1 ano e 6 meses
- Batons – 3 anos
- Base, corretivo e produtos cremosos – 1 ano
- Sombras – 3 anos
Em caso de irritações, alergias ou infecções, procure um profissional imediatamente. A Clínica Santa Maria conta com as Dras. Viviane Mansur, Nathália Bastos e Karine Frazão para atender você na área de dermatologia.