Verão: a temporada das alergias

Além do sol e calor característicos, essa época do ano tende a trazer diversas alergias à tona

O verão pode ser conhecido como a temporada do sol, calor e praia. Mas é também a temporada das alergias. O calor da estação, somado a festas e viagens, formam uma combinação perfeita para eclodirem as reações alérgicas. Não é raro ver pessoas que nunca tiveram qualquer tipo de reação alérgica procurarem pela ajuda de dermatologistas durante a estação, levando reclamações de coceira, vermelhidão ou descamação.

Acessórios

A reação alérgica pode ser resultado do contato da pele com sulfato de níquel, material usado em colares, pulseiras e brincos. No verão as pessoas tendem a suar mais. Além disso, usam roupas mais leves e há mais contato entre pele e acessórios, desencadeando as reações. Muitas pessoas alegam também que sempre tiveram o hábito de usar determinados colares ou pulseiras e nunca tiveram problemas. Mas, de repente, o organismo começou a rejeitá-los. Isso acontece por que a alergia nem sempre surge no primeiro contato com o agente alergênico. São necessários dois, três contatos. Às vezes até centenas.

Maquiagens e Cosméticos

Outra fonte de alergia, ainda mais nessa época do ano, é a maquiagem e o uso de cosméticos. Por isso é importante sempre fazer um teste de contato. Ele ajuda a diagnosticar as alergias quando há algum tipo de suspeita. O teste é feito com filtros de papel colados nas costas, junto às substâncias suspeitas de causar alergia. O material é deixado lá por 48 horas para ver se surge alguma reação alérgica.

Exposição ao Sol

A exposição ao sol, quando em excesso, pode provocar uma reação comumente confundida com alergia: as brotoejas. Elas obstruem a passagem do suor e isso causa coceira, vermelhidão e até bolhas na pele. Parece uma reação alérgica. A questão é que apenas com uma avaliação médica, possivelmente acompanhada por um teste, é possível chegar a um diagnóstico preciso.

Bactérias e toxinas

Em suma, ao contrário do que muita gente pensa, as alergias alimentares acometem tanto crianças quanto adultos. Ainda assim, algumas falsas alergias podem desaparecer com alguns cuidados na cozinha ou na alimentação fora de casa. Frutos do mar, bastante consumidos em viagens à praia, representam risco por infestação bacteriana.

No Comments

Post A Comment