A vitamina D é produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar. Também é capaz de ser obtida em maiores quantidades por meio do consumo de alguns alimentos de origem animal.
Essa vitamina favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão. A vitamina D apresenta diversas outras funções no corpo, incluindo manter os músculos, nervos e sistema imune saudáveis e garantir o crescimento celular apropriado.
A vitamina possui duas formas:
Vitamina D2: Sua origem é vegetal e é obtida por meio da ingestão de alimentos.
Vitamina D3: Ela é sintetizada na pele após a exposição solar. Produzida em nosso organismo e também encontrada em todos os suplementos vitamínicos.
Alimentos que contém Vitamina D:
- Sardinha e atum enlatados;
- Salmão;
- Fígado;
- Gema de ovo;
- Leite;
- Cogumelos.
A vitamina D deve ser consumida dentro das quantidades recomendadas por faixa etária e a suplementação é feita de acordo com a necessidade. A dieta recomendada para a vitamina é de 600 UI/dia (unidade internacional) para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos.
Lembrando que em algumas faixas etárias essa suplementação pode acontecer como preventiva, através de reposição oral, e deve ser acompanhada por um médico.
A Clínica Santa Maria conta com a nutricionista Paula Gonçalves Queiroz para atender você na área de nutrição. Entre em contato conosco e agende a sua consulta!