Você sabe o que é compulsão alimentar?

Você sabe o que é compulsão alimentar?

 

A compulsão alimentar é uma doença bastante falada, porém pouco compreendida. É preciso entender que consiste em uma doença mental em que o indivíduo sente a necessidade de comer, mesmo não estando com fome. A pessoa não deixa de se alimentar apesar de já estar satisfeita.

 

Outro fator, é que a pessoa que possui compulsão alimentar, come em grande quantidade num curto período de tempo, além de perder o controle de suas emoções: Ela continua comendo sem vontade e prazer nenhum.

 

Entre as principais causas dessa doença, estão:

 

Comer por conforto emocional: 

 

Relacionar comida com o bem-estar emocional pode gerar fome compulsiva e gatilhos que levam o indivíduo a comer ainda mais. Por isso, é importante não usar a comida para lidar com estresse ou ansiedade.

 

A prática de dietas erradas

 

Muitos especialistas afirmam que estas dietas deixam as pessoas deprimidas e privadas de diversos alimentos, e que isso aumenta o desejo por comidas que elas não poderiam comer.

 

É importante se prevenir e prestar atenção nos sintomas da compulsão alimentar, para buscar ajuda médica o mais rápido possível. 

 

Fique atento a frases como:

 

“Eu não consigo me controlar. Eu vou abrir a geladeira e comer não importa a hora do dia, mesmo que eu tenha acabado de tomar café da manhã, almoçado ou jantado”

 

“Sei que meus familiares vão sair, por isso, vou inventar uma desculpa para ficar em casa e comer”

 

“Estou com vergonha de mim mesmo(a) por fazer isso, sei que é errado enquanto estou comendo, mas eu continuo. A comida está controlando minha vida”

 

“Eu como adequadamente diante dos outros, mas chego em casa e como muito quando ninguém está vendo”

 

“Vou sempre para a geladeira em busca de algo”.

 

Assim como os demais distúrbios alimentares, nos quadros de compulsão alimentar, o tratamento deve ser multidisciplinar: acompanhamento por médico, psicológico e nutricionista.

 

Apenas o médico deve orientar o paciente e ser o responsável por prescrever os medicamentos, caso o paciente necessite.

 

Não permita que a compulsão alimentar governe a sua vida, procure um médico-especialista.

No Comments

Post A Comment