Câncer de mama masculino é raro, mas existe

No mês marcado pela conscientização do câncer de mama, nada mais justo que falarmos sobre esse assunto. Na maioria das vezes o câncer de mama ocorrer em mulheres. Mas o que muitas pessoas não sabem é que os homens também podem desenvolver a doença por também terem tecido mamário.

O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário. Um tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes. Da mesma forma, podem se disseminar (gerar metástases) para outros órgãos.

Quais são os sinais/sintomas do câncer de mama?

Alguns sintomas relacionados ao câncer de mama são surgimento de “caroço” na mama ou nas axilas, saída de secreção pelo mamilo, alteração na pele da mama como vermelhidão. Será sempre necessário a consulta médica e a realização de exames para a confirmação diagnóstica. Caso seja suspeitado que o paciente tenha câncer de mama, o médico irá solicitar exames de imagem, laboratório e biópsia.

Causas e prevenção do câncer de mama

Algumas causas já conhecidas como fatores de risco para o câncer de mama são a obesidade, sedentarismo e o excesso de consumo de álcool. Apesar de a alimentação rica em gorduras e pobre em verduras e legumes também contribuir de forma negativa.

Além disso, alguns estudos apontam a presença de mutações genéticas que fazem com que estes homens fiquem mais propensos a desenvolver outros tipos de câncer, como de próstata, pâncreas, estômago e etc..

Para a prevenção do câncer de mama, é importante estimular a prática regular de atividades físicas. Além disso, não ingerir excesso de álcool e ter uma alimentação saudável são recomendados.

Tratamento

O tratamento do câncer de mama no homem é semelhante ao tratamento do câncer de mama da mulher. O tratamento pode ser feito com quimioterapia, cirurgia ou radioterapia. A definição do tratamento é individualizada. Após o diagnóstico, é necessária uma discussão entre a equipe multidisciplinar (oncologista, cirurgião e radioterapeuta) sobre a melhor proposta terapêutica para cada paciente.