Dicas essenciais para a saúde da mulher

Dicas essenciais para a saúde da mulher

A melhor opção para cuidar da sua saúde é a realização de um check-up anual, onde você passa por consultas com especialistas focados em mapear o funcionamento do seu corpo. Pois, é essencial para a saúde da mulher manter seus exames em dia. Além disso, vamos listar algumas dicas para que no dia a dia você se previna.  

 

Essencial 

É fundamental conhecer seu histórico médico, pois muitas doenças cardíacas, por exemplo, são heranças genéticas e quanto antes forem descobertas, maiores são as chances de tratamento. Além disso, algumas doenças podem aparecer em momentos diferentes da sua vida, assim, conhecer as doenças presentes na sua família é algo essencial. 

 

Prevenção

Alimentação balanceada, consumo regular de água, horas de sono de qualidade e tempo para lazer são importantes para a sua saúde, pois vão desde a parte física até a parte psicológica. E a prevenção funciona como um relógio, é um conjunto de engrenagens, que quando funcionam bem, marcam a hora certa. Mas quando há uma peça fora do lugar, é necessário focar a atenção e cuidados para prevenir problemas maiores. 

 

Check-up

Com essas dicas em mente, voltamos a importância dos exames anuais, abaixo vamos listar quais são os exames que não podem deixar de ser realizados, confira:

 

  • As mulheres que já iniciaram a sua vida sexual, devem comparecer ao ginecologista uma vez ao ano para exames e realização do Papanicolau (também chamado de exame “preventivo”). 
  • Mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia.
  • Acima dos 45-50 anos devem realizar a colonoscopia, mesmo se não apresentarem nenhum tipo de sintoma.
  • Mulheres que já estão na menopausa devem realizar a densitometria óssea uma vez ao ano para avaliar a saúde dos ossos.
  • Consulta regular com o seu médico para dosagem de glicose, colesterol e aferição da pressão arterial.

 

Importante

Dependendo do seu quadro clínico e histórico de problemas de saúde, esses exames podem ocorrer antes das idades acima citadas. Em alguns casos pode haver a necessidade da realização dos exames mais de uma vez ao ano. 

No Comments

Post A Comment