Veja as dicas que separamos para te ajudar a combater coriza e dor de garganta mais rápido, eliminando o mal estar.
Nessa época mais fria do ano, os desconfortos causados pela gripe, pelo resfriado e agora pelo novo coronavírus (quando os sintomas são leves) costumam aumentar significativamente. Isso porque os vírus respondem positivamente e sobrevivem por mais tempo em temperaturas baixas.
O resultado disso para pessoas com a imunidade mais baixa é aquela sensação incômoda de mal estar, coriza e dor de garganta que você não consegue identificar se é gripe, resfriado, alergia, Covid-19 ou apenas o seu corpo pedindo socorro pela rotina agitada do dia a dia.
Identificar o possível problema com sintomas tão comuns, como os citados acima, sem a ajuda de um médico realmente não é tarefa fácil. Entretanto, com algumas dicas bem simples você pode reduzir esse desconforto, ou até mesmo ajudar a curar a doença, seja ela qual for. Veja algumas delas:
Dica 1: Beba bastante líquido
Manter o corpo hidratado é essencial para aliviar sintomas desse tipo. Por isso, abuse de água, chás e sucos naturais. Esta atitude básica ajuda a umidificar as vias aéreas e expulsar o vírus.
Dica 2: Faça gargarejos com água e sal
Fazer gargarejo com água e sal é muito eficaz contra os desconfortos na garganta. Ele vai ajudar a aliviar a dor de garganta e a remover o excesso de secreções na região.
Dica 3: Mantenha refeições balanceadas
Manter uma alimentação saudável, com ingestão adequada de proteínas, carboidratos, gorduras e nutrientes é fundamental para o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico. Inclua também frutas, verduras, legumes e grãos integrais em seu cardápio e terá um sistema de defesa bem fortalecido. Afinal, quando seu corpo está bem nutrido, as chances dele vencer a luta contra qualquer tipo de vírus é maior.
Dica 4: Se possível, faça repouso
Quando estamos doentes, nosso corpo consome muita energia para combater os vírus, seja ele qual for. Por isso, não se desgaste. Procure tirar uma folga dos afazeres e descansar. Dessa forma, você conseguirá se recuperar mais rápido.
Leia também: Gorduras trans: por que evitar esse mal?