Estar confortável é essencial, mas na hora de praticar exercícios, algumas roupas e tipos de tênis são melhores que outros. Veja algumas dicas de peças adequadas para fazer exercícios.
Engana-se quem pensa que ir à academia ou sair para correr na rua não merece atenção na hora de escolher o vestuário. Além disso, algumas pessoas pensam, inclusive, que quanto mais quente for a roupa escolhida para o exercício, mais a pessoa irá suar e emagrecer. Vamos por pontos. A transpiração não indica necessariamente que você está emagrecendo. O fato significa que seu corpo está eliminando água e sais minerais. Sendo assim, todo o “peso” perdido no suor será reposto no primeiro copo d’água.
É muito importante usar roupas leves e frescas. Essa ação não interfere no processo de transpiração. Em suma, se você bloqueia a saída do suor com roupas pesadas, pode ficar desidratado, com pressão baixa e, em casos mais graves, até desmaiar.
Além disso, a escolha inadequada de roupas para o treino também pode acarretar em outros problemas de saúde. Uma roupa muito apertada pode causar problemas de circulação sanguínea, ou até mesmo de pele.
Dicas de roupas
Não fique passeando por aí com a roupa que foi treinar. Troque-a o quanto antes. Manter-se com a roupa úmida pode prejudicar seu sistema imunológico. Em segundo lugar, isso também pode afetar a pele causando doenças dermatológicas, como micoses. Para quem transpira muito, a dica é usar camisetas de tecido dry fit. Esse tecido faz o suor evaporar mais rápido, dissipando o calor melhorando até o seu desempenho. Os clássicos como algodão e a lycra também são uma boa pedida.
No caso de tops femininos, dê preferência aos modelos tipo nadador ou cruzado nas costas. Para quem corre ou faz outra atividade de impacto como pular corda, jump ou vôlei, por exemplo, esse modelo ajuda a dar mais sustentação aos seios.
Sobre os tênis
Não é qualquer tênis que serve para fazer todas as modalidades. Ter um tênis bonito ou da moda, não quer dizer que ele sirva para atividades físicas. Afaste-se daqueles que têm uma sola muito alta e dos que não têm amortecimento. Mas lembre-se que mais importante do que isso é escolher um tênis de acordo com o seu tipo de pisada. Elas podem ser classificadas em: pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra. Antes de comprar um tênis, procure um ortopedista para fazer uma avaliação. A escolha do modelo errado pode provocar entorses no tornozelo, lesões no tendão de Aquiles, problemas nas costas, joelhos e quadril, além de bolhas e até fraturas por estresse nos ossos dos pés.
Praticar atividades é bom e ainda faz bem à saúde. Se você optar pelo ar livre, adicione no look bonés ou viseiras para se proteger do sol. Para concluir: nunca comece uma atividade sem consultar um especialista e avaliar suas condições gerais de saúde.